Arroz branco, pode?

438568.jpgO arroz branco, nada mais é que o arroz integral polido. Nesse processo, o germe e a casca são removidos e levam junto alguns nutrientes, mas o carboidrato presente nas duas variedades é o mesmo, sendo no arroz branco em maior proporção devido à remoção dos outros nutrientes.

O arroz integral é rico em fibras, vitaminas e minerais. Responsáveis por seu sabor mais forte, as fibras possuem uma grande concentração de ácido fítico, um anti-nutriente que reduz a absorção de cálcio, ferro e zinco, mas que em contrapartida, também apresenta poder antioxidante.

arroz

O índice glicêmico é outra grande diferença entre eles. Porém, não devemos considera-lo de maneira isolada – a não ser que você vá comer apenas arroz! A adição de proteínas, lipídios e fibras altera a carga glicêmica da refeição e, consequentemente, a resposta glicêmica. Claro que a versão integral possui mais fibras, vitaminas, minerais, etc, mas não é a única fonte desses nutrientes.

Nem todos gostam do arroz integral, mas muitos acreditam que uma alimentação saudável não combina com arroz branco. Saudável é respeitar suas preferências e adequar seus hábitos à sua dieta. Lembre-se: nenhum alimento por si só tem a capacidade de engordar ou emagrecer. Por que não ser flexível? Nenhuma dieta é sustentável se você tiver que consumir alimentos que não gosta.

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