Batata inglesa x batata doce. Qual a melhor?

batata-doce-e-batata-inglesa-56861Numa era de “carbofobia” e muito “nutricionismo” (terrorismo nutricional!), onde é comum crucificar certos alimentos e glorificar outros, a batata doce ganhou status de alimento “fit”, enquanto a batata inglesa virou um alimento proibido. Mas qual a real diferença entre elas?

 

Vamos às comparações!

batata

Sim, existem diferenças. Fala-se muito sobre o baixo índice glicêmico da batata doce. Porém, a quantidade de carboidratos da batata inglesa é menor, reduzindo assim a carga glicêmica (Índice glicêmico: velocidade que o carboidrato é absorvido pelo organismo. Carga glicêmica: quantifica o efeito do carboidrato ingerido sobre a glicemia.) Ao final, se considerarmos a carga, a diferença é mínima, permitindo sim a inclusão da batata inglesa na sua dieta.

Além disso, devemos sempre levar em consideração a refeição por completo. Na composição de um prato os alimentos interagem entre sim e, um prato com batata doce pode ou não ser mais nutritivo que um prato com batata inglesa, e vice-versa.

Não há razões para excluir a batata inglesa da sua alimentação, e muito menos para acreditar que batata doce é “fit”e tem o poder mágico de te fazer ganhar massa muscular ou emagrecer. É importante saber combinar os alimentos e, principalmente adequá-los às suas necessidades e aos seus objetivos. Procure um nutricionista! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s