Consumo de sódio

wuwqO sódio, usualmente encontrado nos alimentos na forma de cloreto de sódio, é um nutriente essencial para manutenção de várias funções fisiológicas do organismo: transmissão nervosa, contração muscular, manutenção da pressão arterial, entre outras. A adição de sal na dieta deve ser controlada, pois a quantidade necessária para repor as perdas do nutriente é próxima à existente nos alimentos in natura. Além disso, o organismo apresenta alta capacidade de conservar o sódio, e perdas importantes do mineral só ocorrem em situações não usuais, como na sudorese prolongada.

As recomendações diárias de sódio são de até até 2000mg segundo a Organização Mundial de Saúde, o que equivale a 5g de cloreto de sódio (sal). Porém, o consumo médio de sal da população gira em torno de 10 a 12 gramas, correspondendo de 4000 a 4800mg de sódio. O consumo excessivo de sal é associado à vários efeitos prejudiciais à saúde, entre eles, doenças cardiovasculares, neoplasia de estômago, doença e calculose renal, osteoporose, obesidade, entre outros.

No controle da ingestão de sódio é importante fazer boas escolhas e reduzir o consumo de alimentos industrializados que possuem alto teor desse mineral. Na Mais Leve, equilibramos sabor e saúde, controlando o uso do sal e garantindo assim uma refeição saborosa e de qualidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s