Nutrição x Nutricionismo

AEJ-aerobico-em-jejum-emagrece

Hoje em dia é muito comum classificar os alimentos de duas maneiras: ou é ruim e engorda, ou é bom e emagrece. Informações mal interpretadas ou divulgadas incorretamente dificultam cada vez mais a compreensão da ciência da nutrição, gerando um verdadeiro terrorismo nutricional, o “nutricionismo”.

Enquanto alguns alimentos são crucificados outros se tornam milagrosos, prometendo emagrecimento ou algum super benefício. A verdade é que nenhum alimento por si só tem a capacidade de engordar ou emagrecer, ou de curar doenças. Se a realidade fosse simples assim, a obesidade e todas as suas complicações não estariam hoje entre as principais causas de morte.

Restringir alimentos ou grupos alimentares é regra dentro do nutricionismo. Excluir carboidratos, glúten, lactose, açúcar… Mas e o equilíbrio, onde fica? Por que não comer um pão francês com manteiga? E por que não comer uma barra de chocolate?

Faça escolhas que se alinhem ao seu objetivo e estilo de vida, mas não se esqueça de que é totalmente saudável criar exceções dentro da regra. Não precisamos apenas de nutrientes mas também de comida! O segredo é comer de tudo e de forma equilibrada, saciar suas vontades e preservar o prazer em comer… Sem culpa!

Procure um nutricionista que te ensine a comer, e não um que te diga o que não comer. 😉

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s